Alfabetização Solidária

Projeto Nacional

        O objetivo deste projeto é oferecer curso de alfabetização inicial à jovens e adultos com pouca ou nenhuma escolarização que estão excluídos de políticas públicas educacionais específicas. Contribuir para a redução dos índices de analfabetismo nos municípios brasileiros com maior incidência estatística e ampliar a oferta pública de educação de Jovens e Adultos (EJA).
        Temos hoje, no país, um grande contingente de pessoas com 15 anos ou mais pouco escolarizadas, espalhadas por todas as regiões brasileiras. Elas são encontradas em comunidades rurais distantes no interior do Nordeste, em populações ribeirinhas semi-isoladas no Norte, em comunidades do semi-árido situadas ao norte da região sudeste e nas periferias das metrópoles brasileiras.
        O modelo de atendimento desenvolvido pela Alfabetização Solidária trabalha com alfabetizadores locais e inova ao levar Instituições de Ensino Superior (IES) aos pontos mais distantes e excluídos das políticas públicas educacionais promovendo a inclusão e ampliação do nível de escolarização global das comunidades atendidas.
        A atuação dentro do Projeto Nacional começa com a identificação e articulação dos diferentes sujeitos sociais, em prol da redução dos índices de analfabetismo nos municípios brasileiros. São parceiros neste trabalho, empresas, governos e pessoas físicas, instituições de ensino superior que desenvolvem Projeto Político Pedagógico direcionado à seleção e capacitação continuada de moradores para atuarem como alfabetizadores locais, e gestores municipais identificados com o
projeto de inclusão educacional proposto.

A participação da FAFI

        A Faculdade, ciente de sua responsabilidade social e dentro de sua proposta de extensão, iniciou sua parceria com o Programa Alfabetização Solidária no mês de julho de 1.998, assumindo o compromisso junto ao Programa Comunidade Solidária para a coordenação e acompanhamento das atividades do processo de aprendizagem em municípios do Estado do Piauí, tendo realizado nas dependências da FAFI, o I Curso de Capacitação de Alfabetizadores, com a presença de 13 capacitadores do município de Isaías Coelho - PI, tendo prestado, até a presente data, atendimento a 14 municípios daquele estado.

Curso de Capacitação

        Municípios atendidos no Estado do Piauí e datas de incorporação:
        Julho/1998: Isaías Coelho
        Julho/1999: Vera Mendes e São Francisco do Piauí
        Fevereiro/2001: Monsenhor Hipólito e Santa Cruz do Piauí
        Abril/2002: São João da Cana Brava, São Luís do Piauí e Geminiano
        Agosto/2003: Cabeceiras do Piauí, Patos do Piauí, Santana do Piauí, Wall Ferraz
        Abril /2004: Massapê do Piauí


        Foram alfabetizados nos municípios envolvidos, até a presente data, 12.683 jovens e adultos, com a participação de 968 alfabetizadores capacitados pela FAFI, através de cursos desenvolvidos na instituição e “in loco”.
        O projeto está sendo desenvolvido com a colaboração de acadêmicos e docentes da Faculdade, bem como de pessoas da comunidade de diversas áreas de atuação.
         A participação dos acadêmicos no decorrer da implementação das atividades dos Cursos de Capacitação e nas visitas de acompanhamento e avaliação da aprendizagem nos municípios parceiros é fundamental, oportunizando-se, ainda, o intercâmbio cultural e pedagógico, que favorece a formação profissional das pessoas envolvidas no processo de alfabetização: alfabetizando, alfabetizador, acadêmico e docentes da instituição.

Atividades desenvolvidas
• Seleção, no município, dos alfabetizadores a serem capacitados para o desenvolvimento do Curso de Alfabetização.
• Estabelecimento de ligações com o Prefeito, Secretário de Educação, coordenador do programa no município e demais lideranças.
• Treinamento e capacitação dos alfabetizadores e do coordenador do Programa no município.
• Visitas mensais de acompanhamento e avaliação da aprendizagem nas localidades onde funcionam as salas do Curso de Alfabetização.
• Capacitação continuada dos alfabetizadores dos municípios atendidos, com o desenvolvimento de atividades por acadêmicos e professores da FAFI, objetivando a melhoria da qualidade de vida, bem como oportunizar situações que venham a melhorar a auto-estima dos participantes do Programa.
• Participação em seminários e congressos pertinentes à alfabetização de âmbito regional e nacional.
• Garantir a avaliação do Programa ao final de cada fase abaixo indicada, apresentando ao Conselho da Comunidade Solidária relatórios parciais e final, conforme segue:

1) mensal, durante o desenvolvimento do curso;
2) semestral, ao final do curso:
3) intermediário, seis meses após o término do curso;
4) final, doze meses após o término do curso.

• Estimular a geração de teses, pesquisas acadêmicas e a produção de material didático voltados para o tema alfabetização.

Relatórios de Programas

RELATÓRIO DO 1º CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ALFABETIZADORES 1998

Em breve estaremos divulgando as atividades dos módulos desenvolvidos no período de 1999 a 2006. Acompanhe!

Fotos do Alfabetização Solidária


IEPS
Instituto de Ensino
Pesquisa e Prestação de Serviços


FAFI
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras
União da Vitória - PR

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3522-4433